Shinji Higuchi o famoso cineasta e artista de storyboard japonês, diretor do filme "Shin Ultraman" de Hideaki Ano, esteve presente recentemente em dois eventos do exterior para promover a exibição do longa.
No "Fantasia International Film Festival 2022" que ocorreu do dia 14 de julho a 3 de agosto em Montreal - Canada. Shinji Higuchi esteve presente na estreia do evento e concedeu uma entrevista a Dan Tabor do portal Cinapse. Vamos conferir.
Eu sei que o senhor é um fã de longa data de Ultraman, qual a influencia desse personagem no seu crescimento?
Obviamente a serie original foi ao ar em 1966, muito tempo atrás. Então eu não tenho nenhuma lembrança da exibição naquela epoca, mas é claro que houveram reprises e eu pude ver e realmente gostei.
Então, conforme as series iam sendo retransmitidas na TV, eu pude ver todas elas, mas o original era realmente a versão mais popular para a geração do meu irmão mais velho e a das pessoas um pouco mais velhas que eu. Eles eram fãs muito raizes do original. Mas para mim, foi só quando Ultraman voltou, que eu pude ser impactado.
Eu amo a fixação na burocracia e na política dos ataques Kaiju e como isso se desenrolaria no cenário mundial tanto em Shin Godzilla quanto em Shin Ultraman , o que levou você e Anno a essa abordagem?
A razão para isso seria: porque essa é a realidade.
Então, se um alienígena ou Kaiju aparecer, a primeira coisa que acontecerá é que haverá muita burocracia. Haverá muita política que ocupará o centro do palco, mas então a humanidade precisará se adaptar e encontrar uma solução para esse problema.
Antigamente, aqueles filmes de Kaiju, uma das coisas que faltava era isso. Não estava mostrando esse aspecto. Então, como adulto, essa é uma das coisas que vimos como algo que não foi explorado nesses filmes. Então isso é algo que podemos demonstrar.
Com personagens e uma história tão rica, como o senhor e o Sr.Anno decidiram quais elementos abordarem?
Então, para simplificar, nós dois crescemos assistindo Ultraman, então a primeira coisa que fizemos foi discutir: "Ok, do que você gostou? Quais são as coisas que você realmente gostou?" E a partir daí, meio que juntamos as coisas que queriamos colocar no filme. E, claro, analisamos o ranking de popularidade de alguns Kaijus, ou quais personagens são mais populares. Então eles meio que fizeram ajustes com isso.
Havia algum personagem que o senhor queria colocar neste filme em particular, como "eu quero este personagem ou Kaiju lá"?
(Risos) Então, bem, esses seriam os que estão no filme.
Agora, sobre os visuais, os Kaijus e o Ultraman, eles ainda parecem trages, mas na verdade são todos em CGI. Quanto pensamento foi dedicado à atualização dos designs para este novo filme?
Muitos dos designs do Kaiju originais foram feitos pelo artista Toru Narita e ele fez muitos desenhos e esboços, ideias e conceitos para os diferentes tipos de Kaijus. Mas é claro que, em qualquer tipo de produção, o design original não é bem o que sai no produto final. Sempre haverá limitações em termos de orçamentos, cronograma e muitas limitações que podem impedir as ideias e conceitos originais de ganharem vida.
Então a questão estava, bem... com a nossa tecnologia atual e tudo mais, o que acontece se não há limitações? Então, conseguimos pegar muitos dos esboços e desenhos originais do Sr. Toru Narita e basicamente tentamos refazer o design porque, infelizmente, o Sr. Toru já faleceu, e não podiamos pedir a opinião dele sobre os designers pro filme, mas realmente queriamos ver o quão perto chegariamos dos conceitos e ideias originais. Então pegamos todos os desenhos e esboços, analisamos e depois tentamos torná-los o mais próximo do original possivel para homenagear o artista original.
Eu amei como o senhor também incorporou os efeitos sonoros da serie no novo filme, os fãs mais do núcleo duro definitivamente reconhecerão. Foi difícil equilibrar essa nostalgia dos fãs antigos enquanto atualizava-o para o publico novo?
Um dos aspectos que foi realmente importante foi manter os efeitos sonoros de antigamente, porque se você colocar muda ou substituir tudo por novos, as pessoas assistindo não sentirão que isso é Ultraman, seria uma coisa completamente diferente. Então, para manter essa nostalgia, mas também para honrar o trabalho original, era importante manter aqueles efeitos sonoros antigos. Mas, claro que isso só foi possível porque havia varios arquivos. Os artistas originais mantiveram todos os efeitos sonoros em um arquivo, para que pudessemos mantê-los e colocá-los no filme.
Uma coisa que eu gostei é a sensação de esperança no filme, ao contrário de Shin Godzilla por exemplo, isso foi como uma resposta aos eventos atuais?
Infelizmente, isso foi filmado antes do COVID, então não sabíamos o que estava por vir. Não podíamos dizer que queríamos fazer um mundo melhor por causa disso, obviamente queríamos, mas não podíamos prever o que estava por vir ou comentar sobre isso.
No entanto, uma das coisas que eu gostaria de resaltar é que o Ultraman realmente veio antes do homem pisar na lua. Então as pessoas sabiam que a humanidade estava trabalhando para ir à lua. Então havia muita esperança e energia no mundo naquela época. Obviamente, ao mesmo tempo, havia muitas outras coisas como a guerra do Vietnã, muita poluição que vinha das fábricas e envenenavam a humanidade. Então havia muitos problemas que estavam surgindo na epoca, mas ainda assim Ultraman saiu quando havia muita esperança em muitas pessoas.
Temos certeza de que as pessoas que assistirem Ultraman agora são em sua maioria adultos, então eles, estão cientes dos problemas atuais, mas ainda nos esforçamos para dizer que queremos dar esperança e realmente queremos que as crianças que assistirem possam ter essa esperança de futuro. É para isso que nos esforçamos.
Finalmente, qual será o futuro da serie Shin? Haverá uma equipe do tipo Vingadores ou um Battle Royale, com Kamen Rider, Godzilla, Evangelion e Ultraman?
(Riu alto) Battle Royale? Eu sinto que isso seria um problema, alguém deveria fazer isso.
Fonte: Cinapse
0 comments:
Postar um comentário