quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Postado por HENRIQUE 04:14 in , ,
Os tempos mudam bastante, e muitas coisas que eram marca registrada do Tokusatsu são deixadas de lado, causando indignação nos fãs das series japonesas. 
A lista abaixo mostra alguns elementos esquecidos no Tokusatsu atual. 

Vilã de sentai com visual ousado!


No passado, séries Super Sentais sempre tinham pelo menos uma vilã feminina com um traje ousado. Os trajes das vilãs eram bem abertos, com direito a grandes decotes e muita sensualidade, o que acabou virando marca registrada nas series Super Sentais. Isso durou até o Engine Sentai Go-Onger com a presença da belíssima Kagelesia. 
Depois disso Samurai Sentai Shinkenger trouxe Sandayu. Uma vilã feminina que usava um traje que cobria todo o corpo,  até  mesmo o rosto. Esta tradição durou até Tokumei Sentai Gobusters, depois disso não tivemos mais nenhuma.

As mortes de civis!


Lembram dos Riders do inicio da Era Heisei? Muitos episódios começavam com a presença de um ou mais civis morrendo de uma forma cruel ou misteriosa pelo monstro da semana. Como não lembrar das vitimas sendo arrastadas para dentro do espelho em Kamen Rider Ryuki, ou das vítimas que se tornavam areia em Kamen Rider Faiz, ou os inúmeros policiais que morriam das formas mais brutais em Kamen Rider Kuuga.



Na verdade, talvez isso fosse forte demais para as crianças que assistiam as series na época. Apesar de, as mortes no inicio dos episódios servirem pra mostrar o quanto o monstro era terrível, algo que poderia justificar até mesmo a morte do mesmo ao final do episodio da semana pelas mãos... ou melhor, pelos pés do Rider da vez, isso infelizmente foi deixado de lado depois de Kamen Rider Kiva. 

Adultos como protagonistas de Riders! 



No inicio, o Tokusatsu era mais voltado para o publico masculino, mas com o passar do tempo as series passaram a expandir seu publico alvo. Os Riders originalmente tinha como protagonista homens que aparentavam ser mais velhos, agora parece que isso mudou com a presença dos famosos "ikemen" nos papeis principais.
Se pensarmos bem, os riders mais velhos continuam presentes nas series, mas não com o papel principal, Hibiki se tornou o último Rider adulto com o papel principal. 


E você, acha que os protagonistas dos Riders de aparência adulta deviam voltar a ocupar um papel principal?

Se você concorda ou descorda dos pontos da minha humilde lista, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe no face com seus amigos. 

5 comentários:

  1. Eu concordo com a parte das mortes de civis e dos Riders adultos. Gosto muito de todos os Kamen Riders Heisei, mas a franquia perdeu uma parte da magia que tinha. Começaram a inserir muita comédia e expressões exageradas, coisas que não existiam até Hibiki. Uma pena que tenham tirado as mortes, isso dava mais sentido de herói ao Rider quando ele derrotava os monstros e a série ficava mais empolgante e com aquele ar sério. Era do tipo que servia para todas as idades. As lutas tinham mais daquele sentimento de situação desesperadora. As evoluções dos Riders não apareciam como se fossem trocas de roupas. A forma mediana ia surgir só do meio da série pra frente. Com Kuuga e Agito (que tiveram várias formas) as formas foram surgindo aos poucos e elas faziam mais diferença nas lutas e por mais tempo. Hoje em dia os Riders trocam de formas toda hora e logo logo ela já se torna básicas, sem aquele impacto do surgimento. Quanto ao negócio da aparência adulta, talvez os personagens com cara de adulto passasse mais credibilidade ao herói, com um maior ar de responsabilidade. Mas o que eu acho que mais exerceu impacto nos Riders atuais foi a falta do tom sério da história mesmo. Isso seguiu até Kabuto e depois em Kiva veio meio fraco. Depois disso, não teve mais nenhum até agora.

    ResponderExcluir
  2. Nossa cara, eu adorava ver aquelas mortes de civis de Faiz, parecia mais real, porque convenhamos, um mostro ataca um grupo de pessoas e elas só saem com arranhões e muitas da vezes nem isso, qual é, ao menos em Gaim teve aquilo q os ferimentos dos monstros deixavam os civis com ramos das árvores de Helheim e com muitas dores, mas msm assim nada de morte.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu concordo com cada ponto exposto. Eu sinto falta de umas lutas mais sem armaduras sabe. Aquelas lutas que antecedem a transformação. Tinhamaos muito isso em séries Showa, mas que se perdeu nas séries atuais.

    Uma série que arranhou um pouco disso foi Gaim(Umas das melhores, se não a melhor série Heisei na minha opinião).

    Boa Matéria!!!

    ResponderExcluir
  4. em w teve mortes sim. não eram pessoas bem "inocentes", foram criminosos vitimas do carro "vírus".

    ResponderExcluir

Destaque