domingo, 26 de junho de 2022

Postado por Rodrigo Pereira 16:25 in ,

Gokaiger é uma série Tokusatsu que pertence à franquia Super Sentai e foi transmitida pela TV Asahi no Japão de fevereiro de 2011 até fevereiro de 2012, e contou com 51 episódios além dos movies e crossovers. A série veio com a incumbência de comemorar 35 anos da franquia super sentai, trazendo consigo uma história marcante, com personagens cativantes e muitas, muitas participações especiais de atores antigos de outras séries da franquia. Mais recentemente a Armada Pirata esteve presente em seu movie que comemora 10 anos de sua estreia.

Na história de Gokaiger, acompanhamos Capitão Marvelous e sua turma, vindo para a terra tempos após a Guerra Lendária, evento esse que culminou na perda dos poderes de todos os trinta e quatro esquadrões sentais anteriores a eles. Esses poderes se espalharam pelo universo sendo recolhidos por Aka Red e entregues a Marvelous, que com eles em mãos reuniu sua equipe e finalmente chegaram à terra em busca do Maior Tesouro do Universo. Com os poderes das trinta e quatro super equipes anteriores, que eles conseguem acessar através das Rangers Keys eles enfrentam a segunda tropa de invasão do Império Zangyack e por cinquenta e um episódios, em sua maioria com roteiros excelentes.

Marvelous é acompanhado por Joe(Gokai Blue) e Luka(Gokai Yellow), esses dois aparentemente são os braços esquerdo e direito do Capitão, e também por Don(Gokai Green) e Ahim(Gokai Pink), cada um a seu modo com seu lugar definido no grupo. Mais tarde é adicionado a equipe Gai Ikari(Gokai Silver), o único do grupo que desde o início tem como missão, destruir o Império Zangyack.

Gokaiger além de ser um grupo único com personagens carismáticos ao extremo, trás consigo uma gama de momentos interessantes na série, desde a participação especial de outros atores que trabalharam em séries anteriores, até a uma das lutas mais marcantes do universo sentai protagonizada por Gokai Red e seu arqui inimigo Basco. 

É uma série sem sombra de dúvidas com muitos acertos, porém existem aqui algumas coisinhas que me incomodam na série, não o suficiente para não assisti-la, mas gostaria de comentá-las aqui no meu primeiro “Erros e Acertos”. 


Lembrando que tudo que for exposto aqui é com base na minha opinião ao que eu assisti da série e em nada reflete a opinião do blog como um todo. Se você concorda ou discorda, deixe seu comentário que isso nos ajuda muito a continuar escrevendo. Então vamos aos acertos.


Acertos em Gokaiger

Fan Service e Nostalgia

A ideia de ter um grupo que pode acessar os poderes de grupo anteriores é excelente, pois dá a oportunidade aos fãs de séries clássicas como Goranger, Battle Fever, Dynama, Changeman e outras séries de ter uma visão de como funcionariam os poderes/equipamentos desses personagens nos dias de hoje com a tecnologia que temos. Tem um episódio em que eles usam os poderes dos Flashman, e ver eles usando as armas especiais, o Sword Laser, o Laser Ball e o Short Laser ao mesmo tempo em que lutam, na mesma cena, sem cromaqui é sem sombra de dúvidas uma experiência marcante.



Crossovers dentro da série

A série, apesar de ter um roteiro que possibilitaria fazer isso, não exagera nos crossovers de equipes transformadas. Apenas Ninpuu Sentai Hurricanger aparecem usando os poderes em uma dobradinha que é sensacional, e nesse caso apenas os três principais. O que eu achei acertadíssimo, por que dessa forma, se conseguiu manter a importância e o foco nos personagens principais sem escorar a série em crossovers desnecessários, deixando os momentos especiais para as transformações dos Gokaiger em outras Super Equipes, e dando destaque para os atores que apareciam sem os poderes. 



Suit Actors

O trabalho dos Suit Actors aqui é excelente e a combinação com os atores ficou perfeita. A forma que se movimentam, os trejeitos, a expressão corporal, tudo aqui funciona em uníssono para que não haja dúvida alguma que transformados, eles são a mesma pessoa por baixo do capacete, o que nos permite uma imersão muito maior na série. Eu arrisco a dizer que não vi um trabalho tão perfeito em outras séries. Acho que Shinkanger, Goseiger e Go-busters chegam perto.


Sexto Membro

O Gai, aqui, é o personagem que representa um verdadeiro fã da franquia. Ver a expressão de alegria e de entusiasmo no rosto dele cada vez que ele fala de um personagem que aparece, ou cada vez que ele precisa explicar para os Gokaiger a história de uma equipe ou alguma determinada coisa desse universo, é impagável, é sensacional e eu e qualquer outro fã da franquia se sente representadissimo com esse personagem.


Erros em Gokaiger
Talvez “erros”, seja uma palavra um pouco forte pra falar dessa série, mas como o nome do quadro é “Erros e Acertos”, eu vou usar a palavra “erro”, para definir aquilo que, ou eu não gostei, ou achei forçado demais. Então vamos lá. 

Guerra Lendária.

Apesar da guerra lendária em Gokaiger ter sido anos luz melhor representada do que foi feito em Power Rangers Megaforce, só aqui, a gente já começa a lidar com algumas inconsistências, pois, sim, a guerra lendária ignora toda e qualquer regra imposta nos universos de cada equipe, e segundo, aqui aparecem personagens que já morreram em suas determinadas séries sem a menor explicação. Pela grandiosidade do evento que é a guerra lendária, a gente acaba relevando isso em troca da experiência de ver trinta e quatro equipes lutando lado a lado, mas eu acho um ponto válido. 




Os Poderes

A ideia aqui, é que os Gokaiger, graças às Rangers Keys que contém os poderes e habilidades de cada membro de equipes superiores, possam acessar esses poderes, mas aqui pra mim existe outra incoerência que pelo menos eu acho relevante, pois nem todas as equipes Super Sentais tinham poderes, muitas delas, principalmente equipes dos anos oitenta e noventa, possuíam equipamentos que lhes possibilitaram lutar contra os inimigos que enfrentaram. Goranger e Battle fever J são exemplos disso, e houveram equipes que tinham poderes como Changeman com a Força Terrena e Maskman com o Poder Aura, que as séries nunca deixaram claro se os uniformes e equipamentos eram provenientes dos poderes, ou eram equipamentos criados para serem utilizados por aqueles que tinham os poderes, e muitas outras equipes se encaixam nos critérios dos “sem poderes”. Eu acho que esse ponto da história poderia ter sido explorado de outra forma que fizesse mais sentido e abrangesse todas as equipes. Mas dizer que todo mundo tinha poderes funcionou pra série e há quem não se incomode com isso.  


Esses foram os meus pontos de erros e acertos em Gokaiger, uma série épica com personagens fodas, cenas marcantes, momentos maravilhosos e muito fanservice pra quem é fã da franquia. 


Espero que tenham gostado da proposta, fiquem com Deus, e até a próxima!!


0 comments:

Postar um comentário

CONTATO


unirider2@gmail.com

Destaque

Seguidores

PARCEIROS



Referências De TOKUsatsu

Search

Atividades