quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Postado por Rodrigo Pereira 12:06 in ,

 


Fala galerinha do U-rider, aqui é o Rodrigo Pereira, e depois de muitos meses afastado eu tô de volta pra conversar um pouco sobre a franquia Super Sentai, que é, ou era, a minha franquia de super heróis japoneses favorita. E claro, por tabela, também tenho Power Rangers como uma das minhas franquias favorita, ou eu tinha pelo menos até meados de 2012 e 2013, quando eu assisti a minha última temporada completa, Power Rangers RPM, a qual tenho como opinião ser uma das melhores se não a melhor adaptação até os dias de hoje. Depois de RPM, nenhuma outra adaptação posterior me agradou.


Bom, antes de mais nada é preciso deixar claro que todas as opiniões deixadas aqui são minhas opiniões e não refletem a opinião do blog como um todo. Outra coisa é que isso não é uma crítica para desmerecer nenhuma série em específico e muito menos para ofender a quem gosta delas. 


É preciso deixar claro também que SIM, séries super sentai sempre foram feitas para crianças, sempre foram feitas para vender brinquedos e sempre seguiram adicionando a seus contextos elementos que faziam sucesso no mundo em algum momento, vide Magiranger com o tema de magia(seguindo temáticas que lembra Harry Potter), ou Changeman que trazia uma estrutura militar(Já que os filmes de Brucutus como Chuck Norris e Rambo estavam em alta nessa época).


Entendendo tudo isso, e já aceitando esses argumentos, eu quero dizer aqui qual tem sido os meus problemas com super sentai. 


Eu já acompanho a franquia super sentai a algum tempo, e acho que já assisti uma boa parte dessas séries, tanto as do início da franquia, como as séries dos anos 80, 90, 2000, 2010 e as atuais, ou seja, tenho séries assistidas em todas essas décadas, e mesmo que não tenha acompanhado algumas, como JAQK, Abaranger ou Kiramager por exemplo, é visível que, ao longo dos anos a franquia foi sofrendo mudanças, algumas mudanças bem sucedidas, outras em minha opinião, mudanças não muito bem sucedidas. 


Sinceramente, e me dói muito escrever(dizer isso), para mim, a luz dos super sentais tem se apagado, e não por conta das séries infantilizadas, pois como já foi dito, as séries sempre foram feitas para as crianças, e mesmo algumas séries que aparentam ter uma temática um pouco mais infanto juvenil, como Jetman ou Dekaranger, ou a mais recente Lupiranger vs Patranger por exemplo, ainda assim elas são repletas de episódios cômicos beirando ao bobo, mas que dentro de um contexto geral, não afetam a trama principal. Porém, o meu desgosto com a franquia se dá a um conglomerado de coisas que vieram acontecendo ao longo dos anos que me fizeram ir perdendo o gosto pelas séries que normalmente os fãs acham legais, gostam ou amam.


Citando alguns exemplos vamos começar falando das ameaças e do perigo aos heróis. É claro que a gente sabe, que em noventa e nove por cento dos casos, os cinco principais não vão morrer ao longo da trama, porém, ainda assim, existiam séries que conseguiam nos fazer temer pelos heróis, pelo perigo que os vilões ou monstro do dia representavam. Infelizmente hoje, inclusive em muitas séries que eu gosto também, você não teme pelos herois e os planos dos vilões são simples e bobos.


Outra coisa que decaiu bastante é o visual dos monstros, que ao longo das séries, parece que a produção foi perdendo a mão. Os monstros hoje parecem feitos de borracha (porque realmente as roupas devem ser de borracha rsrs), são coloridos e fazem piadinhas, ou seja, eles não impressionam, não dão medo e como dito antes, na maioria das vezes, apresentam planos bobocas para dominar o mundo ou destruir os heróis. 


Com 45 anos de franquia, eu tenho a impressão que os personagens se repetem em personalidade, trejeitos e atitudes. E com isso, sempre parece que estamos assistindo a mesma coisa, sem maiores somatórias a franquia. O azul sempre é inteligente ou marrento, o verde sempre é meio bobo, a rosa é tipo fofa enquanto a amarela é mais Badass e o vermelho, ou é bobo inocente e escandaloso, ou é fodão. E essas personalidades se alteram entre as cores dependendo da série. E fora desse círculo, parece que ninguém mais tem nenhuma ideia de como criar um novo personagem.


Os vilões humanos passaram a ficar cada vez mais escassos, o que na minha opinião é um problema, pois com vilões mais humanos, e essa é minha opinião, conseguimos ter uma empatia maior ao conhecer, entender e compreender os dramas que cada vilão trás consigo, vide por exemplo, Igan e Barrabás(Maskman), Kaura(Flashman), Ahames(Changeman), Enter e Scape(Go Buster), Shelinda(Gingaman), Long(Gekiranger) entre vários outros.


É claro também que temos que citar que o mundo passou e tem passado por várias  mudanças ao longo dos anos, e coisas que antes eram aceitáveis na TV, hoje em dia já não são mais, e isso é um fato que prejudica muito as séries não só no Japão. Fora isso, o público alvo mudou também. As crianças de hoje não são mais como as crianças da década de 80, 90 ou 2000. Tudo acaba influenciando, porém, eu ainda defendo que aliado a tudo isso, ao público alvo, a necessidade da venda dos brinquedos, as diversas mudanças pelas quais a humanidade passa e afetam as produções, ainda assim, é possível se fazer uma série que seja empolgante, tenha elementos que realmente chame a atenção não pela aparência bizarra mas pela história e que agrade a um público muito maior. E isso, infelizmente parece que se tratando de Super Sentai está bem longe de acontecer.


Com as divulgações da nova série de Super Sentai que deve vir ao ar o ano que vem, e pelas coisas que li sobre, eu realmente acho que assim como aconteceu com os Kamen Riders, as séries Super Sentai precisam de um hiato, um tempo para respirar, renovar as ideias e voltar novamente com força total. Ou que pelo menos, as séries reduzissem sua quantidade de episódios pela metade, para que tenha pelo menos meio ano de respiro entre uma série ou outra, para que as ideias sejam mais organizadas. Acho inclusive que High School Heroes é um ótimo exemplo disso.


Quero lembrar que, todos os argumentos expostos aqui são coisas que eu acho e que considero que me fizeram perder o "tesão" por essa franquia, mas se você discorda, se você continua acompanhando feliz e contente se divertindo e amando como sempre, tá tudo bem. 


São 45 anos de séries então tem série pra caramba pra ver, umas vão agradar mais, outras menos, mas sempre terá uma série pra se ver e se divertir. Então escolha uma e seja feliz. 


Fiquem com Deus e até a próxima!

4 comentários:

  1. Grande Rodrigo!

    Excelente artigo!

    Você foi no X da questão.

    Concordo plenamente com você!


    O último Sentai que vi foi Gokaigers.


    Acho que os Sentais precisam de um hiato.


    Sem querer comparar as franquias, dada as particularidades de cada uma mas, embora tenha coisas ruins nos Kamen Riders, existem séries muito boas.

    O hiato de dez anos após RX fez muito bem a franquia.

    Kuuga, Den-O , W, Build e Zero-One são exemplos de sagas muito bem feitas, com uma narrativa que te prende do inicio ao fim.

    Tem coisa ruim no Universo dos Riders ?

    Lógico que tem!

    Mas, as coisas positivas, no meu entender são mais relevantes.

    O que não percebo nos Sentais atuais.


    É preciso um braimstorming, mudar um pouco os clichês vigentes.


    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande JirayRaider, obrigado por seu comentário. Realmente os Riders, com algumas ressalvas, tem mais ideias boas do que os sentias tem tido. Acho que uma outra franquia que está indo muito bem e só tem crescido é a franquia Ultra. Obrigado mais uma vez por seu comentário.

      Excluir
    2. Concordo!

      O nosso amigo Aldo tem me incentivado a entrar nesse universo.

      Pelo que ele me disse, já fiquei entusiasmado.

      Excluir
  2. É sabido que as produções das TOEI são contratadas pelas empresas que fabricam brinquedos, o que explica o exagero de meckas dentro das séries. Mas estão cansando a franquia dessa forma. Um tempo sem super Sentai, só com reprise de séries comemorativas para vender os brinquedos encalhados, seria uma boa para preparar uma nova que seja realmente criativa e que chame atenção até dos marmanjos.
    Hoje as séries são para crianças e suas jovens mães, que são fãs dos atores/cantores pops que atuam, e mesmo assim não caem tanto na graça da maioria.

    ResponderExcluir

CONTATO


unirider2@gmail.com

Destaque

Seguidores

PARCEIROS



Referências De TOKUsatsu

Search

Atividades