quinta-feira, 10 de abril de 2025



Visando contribuir ainda mais com o blog, além das notícias diárias que posto por aqui, eu, HR, a partir deste post, também vou começar a fazer resenhas/analises de episódios e filmes de Tokusatsu que eu for devorando pela internet afora. 

Mesmo já me matando pra trazer conteúdo em primeira mão, e, modéstia à parte, sendo este o blog mais acessado sobre Tokusatsu da América Latina, eu continuo sendo, antes de tudo, um fã. Pode parecer que estou me gabando... e talvez eu esteja mesmo. Mas relevem. O que importa é que sigo curtindo essas obras, sejam elas clássicas ou lançamentos recentes. 

Sem mais enrolação, hoje vou falar sobre minha primeira impressão assistindo ao primeiro episodio de Ultraman (1966), conhecido por aqui como “Ultraman Hayata”. Bora lá!


O primeiro episódio de Ultraman (1966), chamado “Ultra Operation No. 1”, é como uma viagem no tempo para a era de ouro da ficção científica japonesa dos anos 60, e, ao mesmo tempo, uma estreia cheia de potencial de um dos heróis mais queridos do tokusatsu. A direção é de Hajime Tsuburaya, filho do lendário Eiji Tsuburaya (o cara por trás dos efeitos especiais e o pai da franquia Ultra).

O episodio 1 já começa com uma perseguição no céus bem diferente: uma esfera vermelha estranha vai atrás de uma esfera azul, também esquisita. Confesso que é um começo bem chamativo, e mesmo que os efeitos hoje pareçam toscos, na época, lá em 1966, era coisa de outro nível para TV japonesa. Logo depois, a cena corta pra Terra e somos apresentados ao SSSP, a Patrulha Científica.

A equipe é composta por Shin Hayata (Susumu Kurobe), Capitão Toshio Muramatsu (Akiji Kobayashi), Daisuke Arashi (Sandayu Dokumamushi), Mitsuhiro Ide (Masanari Nihei) e Akiko Fuji (Hiroko Sakurai). Esse grupo internacional é responsável por proteger a Terra contra ameaças de kaijus (monstros gigantes) e alienígenas.

Daí conhecemos o nosso protagonista, Shin Hayata, que é piloto do SSSP. Durante uma missão pra investigar um OVNI (que depois descobrimos ser o monstro Bemular), ele acaba colidindo com a nave de uma entidade alienígena gigante vinda da nebulosa M78: o Ultraman. Pra consertar o estrago, Ultraman decide se unir ao Hayata, literalmente fundindo suas vidas, e é assim que nasce o herói que dá nome à série.

Resumão feito, bora pros apontamentos pós-evento: achei muito legal ver os civis observando tudo aquilo. O jogo de câmera que alterna entre a reação das pessoas na floresta e toda aquela loucura no céu, culminando na queda da nave de Hayata, ficou excelente. Sempre curti quando tem uma "plateia" assistindo cenas grandiosas, e na minha opinião, esse primeiro episódio faz isso muito bem. Acontece o mesmo quando Ultraman luta contra Bemular, um dos membros da SSSP simula golpes no ar enquanto assisti a frenética batalha.

A interação da SSSP também foi bem legal, embora eu ache que eles aceitam a morte de Hayata rápido demais e sejam um pouco céticos quando os civis relatam tudo o que aconteceu. Mas dá pra relevar, já que tudo isso faz parte da construção do show. E não tem como deixar de mencionar a cena de Hayata em meio aos escombros da nave, sendo levitado e levado para dentro da esfera de Ultraman, essa cena realmente me pegou de surpresa, especialmente quando a esfera explode no ar logo em seguida.

Ah, antes que eu me esqueça: aparece um garotinho chamado Hoshino (Akihide Tsuzawa) que, provavelmente, é filho de alguém da equipe (não tenho certeza), mas ele parece bem à vontade no QG da SSSP, chegando até a falar no rádio com os oficiais. Acho meio esquisito, mas entendo que a presença dele deve ter sido pensada para criar um elo com as crianças da época que assistiam à série. Ainda assim, é um detalhe curioso.

A cena de luta entre Ultraman e Bemular é frenética e rápida. Mesmo sendo monstros gigantes se enfrentando, eles parecem bem ágeis durante o combate, e eu, particularmente, prefiro assim. Confesso que aquela sensação de "gigante e lento" das séries mais atuais me incomoda um pouco. Destaque para a cena em que Ultraman lança seu raio contra Bemular antes que ele consiga fugir da Terra novamente. Que momento!

Bom, já falei demais. Espero que me acompanhem nessa minha jornada pela série Ultraman (1966). Se eu esqueci de comentar alguma coisa, não se acanhem e deixem nos comentários aqui embaixo. Obrigado a você que leu até aqui, e até a próxima!


Nota: 8/10
By: HR

Um comentário:

  1. Assistir a uma série antiga seja ela Kamen Rider, Super Sentai ou Ultraman, é sempre uma esperiencia memorável. É como se nos transportassemos para uma época que não vivemos, e claro, a experiencia de conseguir ver essas séries com outros olhos que não os de julgamento, mas com a alegria e curiosidade pra enteder a produção, a dinâmica da época e as técnologias usadas, ajuda muito a curtir e desfrutar cada momento de uma série como éssa. A série mais antiga que eu assisti até hoje foi Bettle Fever, mas esse ano Goranger e o Ichigo estão na minha lista. Parabéns pelo texto!!

    ResponderExcluir

CONTRIBUA


 

CONTATO


unirider2@gmail.com

Destaque

Seguidores

PARCEIROS



Referências De TOKUsatsu

Search

Atividades