quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Postado por JARDEL (Otoya) 12:08 in , , ,










Com a notícia do vindouro filme do Jaspion pela Sato Company, a comunidade brasileira de Tokusatsu de forma geral está comentando o assunto, e vemos diversas opiniões tanto pessimistas como otimistas em relação ao novo e inusitados projeto.


Quem me conhece sabe que um sou um ser de luz que está sempre acreditando que o melhor pode acontecer, sou o famoso "otimista", e assim como todos os fãs (mesmo os que torcem o nariz) quero que o filme seja ótimo, faça um baita sucesso e que o Tokusatsu faça cada vez mais sucesso em terras tupiniquins.





E na intensão de mostrar que pode dar certo, eu resolvi mostrar o que eu acho que precisa pra dar certo, uma receita infalível (ou não) a ser seguida, então sigam o textão e depois sintam-se livres pra concordar ou discordar (e talvez sair xingando, quem sabe?). No texto tentarei fundamentar meus argumentos traçando paralelos entre outras coisas já lançadas, e usa-las como exemplo do que deve ser feito, então, divirtam-se:

O QUE O FILME BRASILEIRO DO JASPION PRECISA PRA DAR CERTO?
1-Calibrar a Expectativa
Bem, como diz o ditado "Quanto maior o gigante, maior a queda", se tratando de um investimento (independente de qual seja) a frase é apropriada, ter uma expectativa muito alta é o primeiro passo pra se decepcionar, e a Toei entende isso, prova disso é a migração dos Metal Heroes pro Home Video (DVD/Blu-ray) uma mídia onde as expectativas são mais baixas, e o resultado? Cada vez mais V-Cinemas são feitos, os fãs ficam felizes e todo mundo ganha.





É claro que a intenção não é desincentivar planos mais ousados, mas segundo outro provérbio conhecido: "O tolo aprende com os seus erros, o sábio aprende com os erros dos outros", e a Toei já "falhou"? Bem, a Toei já TESTOU muita coisa, especificamente em 2012 ela fez testes com a franquia Metal Hero no cinema e usando o seu mais famoso, o pioneiro do gênero: GAVAN, num primeiro momento foi lançado um crossover com o Super Sentai em evidência na época (Gokaiger) o filme fez mais de 6 milhões de dólares na bilheteria japonesa*, então no mesmo ano foi lançado o remake do herói que teve a bilheteria de $1,810,856, o resultado? Uma nova estratégia que foi trabalhar o herói em outra mídia.





2-As vezes o BÁSICO é o MELHOR

Algo que com certeza preocupa os fãs de Tokusatsu é como vão ser as atualizações, em 2017 a franquia Power Rangers ganhou o seu reboot, a atualização dividiu opiniões, o visual foi aceito por alguns mas causou estranheza em outros, e esses "outros" são a maioria do provável público alvo do filme do Jaspion.
Novamente a Toei já deixou dicas, um clássico é um clássico, e isso deve ser levado em conta ao homenageá-lo, um Metal Hero não é um herói da Marvel (embora o Pantera Negra seja um Kamen Rider) as atualizações tem que fazer sentido pro universo ao qual propõe recriar. Nesse sentido os novos Uchuu Keijis são um exemplo de que mudar nem sempre é necessário, as armaduras são essencialmente as mesmas usadas pelos seus antecessores e mesmo assim continuam na moda. Mas pegando um exemplo de mudanças, temos Kamen Rider The First/The Next que re-apresenta os heróis num estilo mais moderno e hurbano, ou Tokumei Sentai Go-Busters (o vindouro Power Rangers com roupas de couro), ambos exemplos de obras que se propõe a atualizar mas são imediatamente identificáveis.



3-ROTEIRO
Tá certo que o Tokusatsu deve o nome do gênero à tiro porrada e bomba, mas é importante ter uma boa história por trás disso, e temos MUITOS exemplos de boas histórias por trás das faíscas e maquetes. Temos bons roteiristas no Brasil, temos MUITAS ótimas produções nacionais, mas acredito que além de um bom roteirista precisamos de um bom roteirista que entenda de (ou esteja disposto a entender) Tokusatsu, como não costumamos ver muitas produções nacionais no cinema ou na TV com essa temática de Super Herói, só consigo pensar imediatamente em quadrinhos, talvez Fabio Yabu (conhecido por Combo Rangers) seja o roteirista ideal :p Mas o ponto é, o roteirista terá o trabalho de mesclar a cultura brasileira com a representação do Japão que vemos em Tokusatsu, e esperamos uma bela história de um herói, ou vocês acham que é só falar uma frase de transformação e ir pra porrada? (e talvez seja só isso mesmo)

4-REPRESENTATIVIDADE
Opa, chegou a hora de LACRAR.
É evidente que as discussões sobre representatividade estão em alta nos últimos anos e espero que continuem, porque ainda são necessárias. Além dos vários casos de adaptações Hollywoodianas de Mangás/Animes que foram amplamente criticadas pelos fãs (que foram ignorados) no Brasil um caso relativamente recente na TV foi a novela "Sol Nascente" que trouxe atores brancos no papel de personagens japoneses. 
Embora alguns provavelmente argumentem que o elenco PODE ser majoritariamente branco por ser uma produção brasileira, ou por ser uma obra de ficção-científica com personagens que são robôs ou alienígenas, argumentos pros personagens poderem ser brancos não explicam o PORQUE deles não poderem ser asiáticos (e falar que não acharam um ator japonês que fale inglês também não). O Tokusatsu foi o primeiro contato de uma grande parte dos brasileiros com a cultura japonesa, e muitos graças a esse primeiro contato se apaixonaram, num dos país com cerca do 1.9 Milhões de descendentes de japoneses, não ter uma forte presença de atores asiáticos numa produção que representa o vínculo entre esses 2 países seria no mínimo uma gafe, mas é claro que o filme não pode e muito menos deve ter SÓ japonês, o Brasil é um país miscigenado e isso PRECISA ser visto no filme.
Levando pro lado capitalista da coisa, usar representatividade pra ganhar dinheiro é válido, funciona pra diversas empresas, desde a que faz o Shampoo perfeito pro seu crespo ao cantor de rap que tem a própria grife, é uma oportunidade de se promover do jeito MAIS QUE CERTO.



5- CAMEO
Esse item, embora não seja considerado parte essencial de um filme, é um tempero a mais. Participações especiais fazem o público se identificarem com a produção ao reconhecerem seus ídolos na tela, é um jeito legal de fazer com que o público se sinta parte da obra, no caso do Jaspion, esperamos a participação de nomes conhecidos ligados ao Tokusatsu, preferencialmente mas não se limitando à atores.
De exemplo nesse sentido tivemos no Brasil o clipe do cantor Ricardo Cruz, onde o ator Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman em Jaspion) interpretou o herói do clipe, e na Indonésia o ator Tetsuo Kurata (Kamen Rider Black) e o cantor Gackt (op de Kamen Rider Decade) participaram em BIMA um Tokusatsu feito no país. 
Então tá mais que confirmado que não é impossível atores japoneses fazerem ao menos uma ponta no filme (até porque né, os caras tão aqui no Brasil direto pra evento, é só organizar direitinho).



 


6-ORÇAMENTO/NÍVEL DA PRODUÇÃO
Bem, acima já falamos sobre ter uma expectativa equilibrada e sobre se manter no básico, é obvio que não esperamos algo no nível da Marvel nos cinemas, e provavelmente não teremos algo no mais alto nível do cinema japonês, mas queremos algo dentro do nível esperado de um Tokusatsu e não abaixo disso, no já citado clipe NACIONAL de On The Rocks tivemos um baita exemplo de empenho e apreço, algo que é necessário pro filme do Jaspion, então botem tudo no papel: Locações, figurino, maquiagem, cenários, material pros efeitos pirotécnicos (tem q ter EXPLOSÃO de Q U A L I D A D E), veículos, etc, e claro, os profissionais qualificados para trabalharem em cada área.



7-ARTISTAS QUE CHAMEM PÚBLICO
Não, não é piada, mas já pensou na possibilidade de ter Anitta cantando o tema do filme? Ou quem sabe algum Youtuber no elenco? Se você não pensou eu espero que a Sato tenha pensado. Independente da Síndrome de Underground da galera, se queremos que o filme faça sucesso precisamos de algum modo torná-lo atrativo pro público em geral (mas Jardel, porque ter um artista pra chamar o público, o Jaspion precisa disso?) bem, toda ajuda é bem vinda, pelo que fiquei sabendo, a maior bilheteria nacional em 2017* foi o "Fala Sério, Mãe!" protagonizado pela atriz EXTREMAMENTE popular com o público pré-adolescente Larissa Manoela, seguida por Polícia Federal, um filme que deve o sucesso ao momento, em terceiro "Os Parças" que reúne VÁRIOS famosos do Youtube e TV.
O recurso de trazer artistas conhecidos pra chamar público é comum no Tokusatsu, alguns devem se lembrar de Ultraman Saga e Kamen Rider W que tiveram no elenco meninas do AKB48 (o Idol Group mais famoso do Japão), ou dos vários comediantes conhecidos da TV japonesa que atuaram em séries Tokusatsu... Na parte musical a franquia Kamen Rider tem o apoio da Avex, uma das maiores gravadoras do Japão, e que sempre seleciona artistas POPULARES no Japão pra cantar temas de abertura pras séries e alguns temas pra filmes (aliás, Anitta >>>>>>>>>>>> Beverly), seria bom se o filme do Jaspion seguisse o exemplo. (Sei que é complicado, não estou falando de "trair" os fãs pra trazer o público geral, estão falando sobre trabalhar pra que os 2 públicos se entendam, com certeza vai ter muita gente rejeitando a ideia, mas não dá pra agradar a gregos e troianos)



8-MARKETINGBem, com certeza a Sato Company está contando com a divulgação nas mídias sociais, e com certeza a notícia vai ser comentada à exaustão entre os fãs, ESSA SEMANA. O filme está previsto pra estrear em 2019 (espero que no 2º Semestre, de preferência no fim do ano porque tem que tar tudo prontinho bonitinho) e a única informação que temos é que o elenco será divulgado em Agosto num evento em comemoração aos 110 anos da Imigração Japonesa, espero que não seja só isso. Até agosto provavelmente não teremos trailer ou foto do elenco então provavelmente as coisas vão ser bem tranquilas, mas coisas tranquilas não é o que queremos, QUEREMOS HYPE, espero com sinceridade que a Sato Company capriche na divulgação do filme, com bons trailers, várias campanhas, cartazes maravilindos e marcando presença nos EVENTOS, queremos stande no Anime Friends, mais seções de Tokusatsu no cinema pra manter o pessoal interessado, um stande SENSACIONAL na CCXP (quem sabe com a roupa do filme exposta ao lado de outros heróis que a empresa também representa [se já estiver pronta]), e por ai vai.




9-KOICHI SAKAMOTO (esse é o mais importante)
Bem, com certeza todo mundo tá com um pé atrás, e eu me incluo nisso, embora a ideia de uma produção nacional seja sensacional é bom contar com quem entende, e novamente citando um exemplo envolvendo Tokusatsu fora do Japão, temos na Coréia um caso muito parecido com o do novo Jaspion que é Dino Force Brave. A série Zyuden Sentai Kyoryuger foi exibida na Coréia do Sul e teve resultados excelentes, então os coreanos resolveram fazer mais, então criaram Power Rangers: Dino Force Brave, com um elenco coreano, novos uniformes (mas nada muito diferente), e na direção? KOICHI SAKAMOTO, um ótimo diretor que tem experiencia de sobre com as produções japonesas e suas adaptações (sim, ele trabalhou MUITO com Power Rangers). Não nego que o responsável pela volta do MacGaren e da Benikiba, diretor dos filmes que consagraram a nova geração de Detetives Espaciais (sim, to botando o currículo dele aqui, mandem pra Sato Company) seria a MINHA escolha pra direção do filme, mas o ponto que quero destacar é que seria ideal ter pessoas que já trabalharam com Tokusatsu na equipe criativa, seja o Diretor, Diretor de Ação, Produtores ou na confecção de figurinos e cenários, ou talvez o pessoal da Toei dando uma consultoria nesse sentido só monitorando o que tá sendo feito e avisando o que tá bom e o que não tá.


Se achou o exemplo coreano distante demais, temos exemplos semelhantes em produções nacionais, o filme Plastic City rodado no Brasil foi dirigido por Yu Lik-wai um diretor de Hong, a música foi composta pelo japonês Yoshihiro Hanno, e no elenco temos tanto atores asiáticos como o Japonês Joe Odagiri (sim o KAMEN RIDER KUUGA) e o chinês Anthony Wong (Ip Man 2) e atores brasileiros como Tainá Müller (O Outro Lado do Paraíso), Milhem Cortaz (Tropa de Elite) e Phellipe Haagensen (Cidade de Deus).

Tivemos também o filme Besouro de 2009 que conta a história do capoeirista Besouro Mangagá a quem foi atribuído vários feitos heroicos, o filme teve lutas dirigidas por Huen Chiu Ku que é conhecido por Kill Bill e trabalhou em filmes como Kung-fusão, O Tigre e o Dragão e Romeo Tem Que Morrer.
Direor Yu Lik-way com parte do elenco e equipe de Plastic City



10-APOIO DOS FÃS
Bem, nos itens anteriores a nossa participação como fãs é limitadíssima , o poder não está em nossas mãos e só nos cabe sugerir e torcer, mas e então, no que podemos ajudar? Não vou mandar ninguém fazer nada que não queira, acredito que é parte da obrigação do "influêncers" (blogueiros, podcasts, youtubers, criadores de conteúdo de modo geral) do nosso meio fazer a divulgação das notícias relacionadas ao tema e levar a informação aos seu público, e espero que façam isso. Como fãs de modo geral podemos contar com o poder das mídias sociais compartilhando o conteúdo que achamos legal (ou seja, haja naturalmente), também seria bom mostrarmos apoio por consumirmos (e incentivarmos o consumo) os Tokus que chegam aqui por meios oficiais, pra mostrar que o fandom tem interesse e que vale o investimento ( e ae, já assistiu o Garo Red Requiem na Netflix? É inscrito no canal da Tokusatsu TV? Vai ir ver Attack on Titan nos cinemas?). No mais, vamos torcer pra que tudo dê certo.








*Bilheterias segundo: Box Office Mojo

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